Close
Site logo

Encontramos para ''

    Itamambuca

    A Praia de Itamambuca é um dos principais picos frequentados por surfistas do Rio e de São Paulo. Com mais de 2 km de extensão, direitas memoráveis, natureza exuberante e uma vila que respira o surf, Itamambuca é um paraíso de tranquilidade e boas ondas no litoral brasileiro.

    CARACTERÍSTICAS:

    • Tamanho médio do swell: Normal (0.5m até 1.5m)
    • Direção do swell: Sul (ideal), Leste, Sudeste
    • Sentido das ondas: Direita, Esquerda
    • Direção ideal do vento: Oeste, Noroeste
    • Fundo: Areia
    • Nível de surf: Fácil - Médio
    • Constância: Alta
    • Crowd: Pesado
    • Localismo: Moderado

    A Praia de Itamambuca já foi palco de vários dos primeiros festivais de surf do Brasil e ainda hoje recebe grandes competições e surfistas de todos os lugares do mundo. Segundo a história, essa pérola do surf foi “descoberta” no verão de 1968, quando uma turma de surfistas pioneiros e desbravadores saía em busca de novos picos para a prática do esporte na região. Depois de enfrentarem a sinuosa e fechada estrada velha, que liga o bairro da Casanga à região da Itamambuca, encontraram um paraíso inacreditável com altas ondas. O empresário Paulo Issa, um dos primeiros que teve o prazer de dropar aquela vala remota, conta: “quando chegamos, ficamos impressionados com o tamanho das ondas, eram enormes”.

    É considerada uma das praias mais constantes do país quando falamos de ondas, recebe todas as direções de swell, sul, sudeste e leste, sendo que é de sul que acontecem aqueles dias clássicos, com ondas pesadas que abrem bastante. As ondas mais famosas de Itamambuca são as longas direitas no canto direito da praia, onde ainda desemboca o rio Itamambuca, criando um canal que ajuda os surfistas a vararem a arrebentação.

    Como chegar

    Itamambuca fica a 17km do centro de Ubatuba, e é facilmente acessível de carro pela Rodovia Rio-Santos. Também há a opção de linhas de ônibus, que vão do centro de Ubatuba até a entrada da vila.

    Para quem vem de Paraty, a primeira entrada fica no final da descida do morro do Belvedere, 4km após a entrada da Praia do Félix.

    Picos de surf

    A famosa direita longa e pesada é para muitas pessoas uma onda de nível internacional e proporciona um ótimo treino para viagens internacionais. Essa onda incrível quebra lambendo a pedra logo na desembocadura do rio Itamambuca e segue abrindo por vários metros com muita energia, abrindo espaço para manobras com muita potência, e nos dias clássicos, até tubos.

    Apesar da fama do canto direito, a praia é repleta de picos secundários, no meio e no canto esquerdo, que são picos menos disputados e possuem ótimas ondas, quebrando para os dois lados.

    Melhor época do ano

    A constância da Itamambuca impressiona: é muito difícil pegar no ano uma semana inteira de mar flat. Tanto no verão, quanto no inverno haverá ótimas ondas quase sempre, sendo que é na primavera e outono que o mar se ajeita com condições muito favoráveis para a prática do surf.

    As maiores e mais pesadas ondulações acontecem mais frequentemente no inverno, chegando a 2m e com muita força. No verão, a água é quente e as ondas geralmente um pouco menores.

    Temperatura da água

    A temperatura da água é quente no verão, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.

    Localismo

    O canto direito onde há o principal pico de surf é certamente o recanto dos locais, é muito difícil encontrar alguma boa onda da série nos dias com boas ondas. Apesar do localismo não ser um problema para praticantes iniciantes e haoles, a dica é encontrar um pico secundário no restante da praia, onde há muito espaço e sempre sobra aquela boa que ninguém estava esperando.

    Crowd

    O crowd é grande principalmente nos finais de semana e nos dias premium. Nos dias menores, há muitos longboarders e alunos iniciantes. Nos dias maiores, os locais mais radicais dominam a cena em pequenos grupos nos diferentes picos.