aulas
Professor Geovane Ferreira
Surfista profissional há 20 anos, surfando nas melhores praias do …
A Praia do Perequê Açu, também conhecida como Pereca, fica localizada no centro da cidade e é considerada uma praia de nível fácil para a prática do surf, por isso é muito frequentada por surfistas iniciantes e professores. É um ótimo lugar para levar a família, com uma extensa faixa de areia, vários quiosques e um mar relativamente tranquilo e seguro para crianças.
O surf é praticado principalmente entre o meio e o canto direito da praia, onde há um canal que facilita a entrada e também onde a bancada geralmente permite a formação das melhores ondas.
CARACTERÍSTICAS:
A praia é de fundo de areia e a frequência das ondas é consistente. A melhor ondulação é leste, mas também funciona bem com swell de leste-sudeste. As ondas são geralmente cheias e pequenas, propiciando um ambiente ideal para surfistas iniciantes. Também é muito frequentada por surfistas intermediários e avançados nos dias em que grandes ondulações chegam às praias de Ubatuba, já que por ser relativamente abrigada, segura melhor a potência das ondas, principalmente as de sudeste.
Nesta região, o rio leva vários pedaços de pau e outros objetos para o fundo do mar. Não é incomum pisar em algo cortante, por isso é indicado começar a remar o mais breve possível em direção ao outside.
Os principais picos ficam entre o canto direito e o meio da praia. Há um canal rente as pedras no canto direito que facilita a entrada nos dias mais complicados. As melhores ondas geralmente ficam mais à direita, mas em certos dias a bancada no meio funciona muito bem, e é possível pegar ondas longas e rápidas, com espaço para várias manobras.
O Pereca é considerado muito constante, e exceto pelas ondulações de Sul que são bloqueadas pelas pontas circundantes, funciona bem para qualquer swell.
A melhor ondulação é certamente a de leste, que entra com liberdade na praia. Leste-sudeste também funciona bem, mas é influenciado pela ponta direita da praia, perdendo um pouco de força.
O swell de sul passa por fora e nem as maiores ondulações entram na praia, deixando o mar totalmente flat.
As melhores ondas no Perequê acontecem no inverno. Com a temporada de maiores ondulações, o Perequê passa a ser frequentado por muitos surfistas.
O vento predominante nessa época é o terral de noroeste, que organiza as ondas e ajuda a manter a pista aberta por mais tempo. Mesmo assim, em certas épocas também há influência do vento maral de sul.
A temperatura da água é quente no verão, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.
Apesar de ser uma praia muito apreciada pelos locais, o localismo não é um problema no Perequê. Com respeito, há espaço para todos.
Por ser uma praia com muitos iniciantes, é necessário ter atenção dobrada para evitar possíveis acidentes causados principalmente por inexperiência. Muitas pessoas também não estão acostumadas com a etiqueta do surf e sem saber às vezes cometem algumas gafes. Nada que uma dica camarada na tranquilidade não resolva.
O crowd não é constante, mas em épocas de temporada e nos dias de grandes ondulações em Ubatuba há muitos surfistas. Durante a temporada também há muitos banhistas no inside, dificultado pegar aquela boa até a beira.
Nos melhores dias, há muitos longboarders que se posicionam lá fora e pegam as melhores ondas da série, ficando difícil encontrar aquela onda perfeita. A dica é se posicionar mais para o meio da praia, onde o crowd se dissipa e sobram algumas boas também.