aulas
Professor Pedro Aguiar
Pedrinho é conhecido pelo talento e facilidade com as manobras aéreas. …
A Praia da Fazenda, ou só Fazenda, é um lugar para quem busca boas ondas, pouco crowd e sossego, distante da cidade e no meio de uma natureza nativa exuberante. É um dos picos mais preservados do litoral norte paulista. Apesar de só quebrar em condições muito específicas, não se engane, aquela calmaria pode virar um paraíso do surf.
Em Ubatuba todos sabem que a Fazendinha só quebra mesmo quando o mar está gigante de sul. A bancada quase plana de fundo de areia não costuma funcionar bem em outras condições. Mas vale ficar de olho na previsão para encontrar uma janela que dê certo nesse pico, afinal pegar onda no pôr do sol nesse paraíso é uma experiência verdadeiramente inesquecível.
Lá fica a Sede do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba. É uma área de proteção ambiental cercada por montanhas cobertas por natureza virgem e com uma longa faixa de areia (3,5km). O cenário é tão belo que já foi palco de filmes e novelas: “A Casa das Sete Mulheres”, “Caramuru”, “Como uma Onda” e várias outras. Não é por menos que a Praia da Fazenda foi eleita pelo jornal The Guardian uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.
CARACTERÍSTICAS:
A Fazenda é uma praia muito protegida, fica em um trecho da costa praticamente voltado para sul. Isso impede a maioria das ondulações de entrar com pressão suficiente para gerar boas ondas, mas quando o swell encaixa na bancada, é surpreendente como o cenário, geralmente calmo, dá lugar a várias valas ao longo da extensa faixa de areia. Escolha uma boa vala e surfe com seus amigos, tem muita onda por toda a praia.
As ondas costumam ser cheias e relativamente velozes, abrindo para os dois lados e dando espaço para várias manobras, principalmente cutbacks, rasgadas e algumas batidas. O nível de dificuldade é geralmente fácil, vários professores e escolinhas levam os alunos para lá quando o swell de sul entra com muita força. Sempre há iniciantes na água.
Uma característica que dificulta a leitura da onda é que ela tem uma zona de drop pequena e geralmente “arma” de uma vez quando encontra a bancada. Assim, o posicionamento é muito importante se você pretende pegar aquela boa da série, principalmente se tiver com correnteza. Não costuma ser um daqueles lugares que “dá pra alcançar”.
O pico é tão distante de Ubatuba quanto é de Paraty-RJ. São mais de 40km saindo do centro de Ubatuba em direção ao Rio, pela rodovia Rio-Santos. A estrada é boa e, com exceção dos 300 metros finais, é de asfalto. Qualquer carro vale.
Para os carros há um estacionameto enorme e com muita sombra das árvores no Centro de Visitantes. Sempre há vagas disponíveis. O lugar é muito seguro. Então é só pegar as pranchas e caminhar por alguns metros em direção a praia.
Não há linhas de ônibus que levam diretamente para essa praia, porém é possível parar em um ponto um pouco antes da entrada e caminhar por 700m até a entrada da praia.
DICAS:
Há muitas valas por toda a praia. As principais ficam no meio, logo em frente a entrada do Centro de Visitantes, e na ponta esquerda, na barra do Rio Pinciguaba. As ondas geralmente quebram para os dois lados e a arrebentação normalmente é bem fácil de ser varada.
Apesar de não ser um pico considerado remadeira, há frequentemente uma correnteza lateral. Você tem duas opções, ou rema para permanecer em uma vala preferida, ou deixa ela te levar e faz aquele surf “máquina de escrever”, surfando em todas as valas e depois voltando pela areia.
A ondulação necessária é sul médio/grande, 1,5m com período maior do que 10 segundos. Assim as ondas entram com pressão e é possível encontrar as boas em várias valas diferentes ao longo da praia. O vento ideal é norte-nordeste.
O inverno traz essas ondulações necessárias para fazer a Fazenda quebrar. Essa é a época ideal do ano para encontrar uma janela nesse pico. Porém, se estiver só de passagem em outra época, confira a previsão, vai que a sorte canta pra você. De qualquer forma, a Fazenda sempre é uma boa opção para descansar de vários dias seguidos de surf, vale muito a pena conferir esse visual.
A temperatura da água é quente/morna durante o Verão e Outono, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.
A maioria das pessoas que surfam nesse pico não são de lá, saem ou dos centros urbanos e vilas de Ubatuba, ou das cidades próximas do Rio. É um dos lugares mais tranquilos da região para surfar. Respeite a etiqueta do surf e você certamente encontrará a boa, quem sabe até a melhor do dia.
Como a Fazenda é uma opção para os dias de mar bruto, muita gente procura esse pico para surfar nas poucas ocasiões em que ele funciona. Assim, é comum ter bastante gente na água. Mas há muitas valas e é muito fácil encontrar um lugar maneiro sem ninguém ou com poucas pessoas.
A dica é que rola muita onda na vala logo em frente a entrada do Centro de Visitantes, e é nela que geralmente a galera se concentra. Porém, tem muitos outros lugares na praia. Se o crowd é um problema para você, é só nadar um pouquinho para o lado e tudo certo, vai ter onda!