Close
Site logo

Encontramos para ''

    Praia do Sapê

    Um dos picos mais democráticos de surf em Ubatuba. O Sapê é considerado uma escola de surf por muitos surfistas, e realmente é um dos lugares mais recomendados para quem quer aprender a surfar. As ondas cheias e lentas são ótimas para iniciantes, e quando o swell entra com força, dá para encontrar aquelas ondas longas para fazer a cabeça.

    Apesar de não ser um dos picos mais badalados, é um dos melhores lugares para encontrar boas ondas na região sul de Ubatuba. Há algumas escolas de Surf no local e as ondas são recomendadas para surfistas de todos os níveis.

    Esta praia fica entre as praias da Lagoinha e Maranduba, dividindo com elas uma longa faixa de areia de aproximadamente 6km. Apesar de suas vizinhas serem reconhecidamente um recanto calmo para banhistas e crianças, o Sapê é um ótimo pico de surf.

    Assim como a Vermelha do Centro e a Vermelha do Norte, o Sapê é uma praia de tombo. Porém, diferente dessas outras duas, na maioria dos dias as ondas são pequenas, cheias e quebram lentamente. É certamente um local indicado para iniciantes, e para quem quer colocar a pranchona na água para treinar aquele foot work mais feeling.

    CARACTERÍSTICAS:

    • Tamanho médio do swell: Pequeno (0.3m até 1.0m)
    • Direção ideal do swell: Sul, Sudeste
    • Sentido das ondas: Esquerda, Direita
    • Direção ideal do vento: Oeste
    • Fundo: Areia
    • Nível de surf: Fácil
    • Constância: Média
    • Crowd: Leve
    • Localismo: Tranquilo

    Apesar de no Sapê existir ótimas opções de hospedagem, na praia não há opções de barracas e quiosques. Entretanto, é possível aproveitar a infraestrutura das praias ao lado, Maranduba e Lagoinha para fazer refeições e encontrar outros comércios.

    Como chegar

    A distância do centro de Ubatuba até o Sapê é de 26 km. Saindo de Paraty são 95 km e, de Caraguatatuba, 28 km. A viagem dura cerca de 45 minutos para quem vai de carro saindo do centro de Ubatuba na direção sul. A área da orla é urbanizada e é possível estacionar bem próximo a praia. Daí é só caminhar poucos metros até a faixa de areia.

    Picos de surf

    É possível encontrar várias valinhas ao longo da praia do Sapê. Algumas abrindo mais, onde o geralmente a galera se concentra, outras menos. Não há um ponto específico que funciona melhor, a bancada e a direção do swell vão determinar os melhores pontos para encontrar ondas.

    Para quem está procurando um dia mais radical, espere por aquela ondulação grande e com período alto, de sul. Quando o swell entra com mais força a onda ganha mais potência mas não deixa de ser cheia, sendo ideal para treinar rasgadas mais longas e cutbacks. Recomendamos uma prancha epoxy com um pouco mais de volume para o fit perfeito nesse mar.

    Melhor época do ano

    A melhor época para surfar no Sapê é do meio do inverno até a primavera, período em que Ubatuba recebe ondulações maiores de sul e sudeste com mais frequência.

    Temperatura da água

    A temperatura da água é quente no verão, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.

    Localismo

    A Praia do Sapê, devido a suas características e localização, atende vários públicos, de surfistas iniciantes e professores a atletas que moram perto da região e estão fazendo aquela queda perto de casa. Todo mundo consegue encontrar uma boa ondinha para fazer a cabeça e os locais são geralmente cordiais e solícitos. Então, fique de olho nas regras de prioridade e todo mundo vai se divertir.

    Crowd

    O crowd é bem dependente do dia e da qualidade das ondas. Há dias em que você surfará com pouquíssimas pessoas ao redor. Mas também há dias em que há vários alunos fazendo aula, longboarders, alguns surfistas locais e também turistas. Mas é certo que se estiver tendo onda, é possível encontrar uma valinha mais isolada ou até mesmo encontrar aquela boa no meio da galera.