aulas
Professor Geovane Ferreira
Surfista profissional há 20 anos, surfando nas melhores praias do …
A Praia Grande, também conhecida como PG, é uma das praias mais democráticas para a prática do surf em Ubatuba. Na maioria dos dias, há de iniciantes a pró-surfers compartilhando as ondas nos principais picos da praia. Há diversos quiosques na orla e uma faixa de areia bastante extensa, com 2km.
CARACTERÍSTICAS:
As ondas em toda a praia são cheias, mesmo nos maiores dias, com ondulação de até 2 metros. Na maré cheia o outside fica distante. Há alguns canais de retorno que facilitam a entrada, o melhor deles fica no canto esquerdo, rente as pedras. Nos dias mais intensos nem mesmo esse canal funciona. Uma opção é entrar caminhando pelas pedras.
As esquerdas são predominantes, e nos dias certos é possível encontrar aquelas que passam lambendo a pedra no canto do Baguari e só acabam no inside. Sem exagero, com espaço para 6 manobras ou até mais.
O local é um ponto frequente de realização dos campeonatos de surf e lá também funciona a escolinha municipal de surf. Este é o principal o ponto de encontro da galera do surf no centro de Ubatuba.
Os picos nesse beach break nem sempre são organizados e geralmente os locais se referenciam a eles pelo nome dos estabelecimentos logo em frente. Os picos mais constantes são o Baguari, o “W” e o Bombeiros, sendo o Baguari o mais conhecido e frequentado deles.
No pico do Baguari a maioria das ondas são longas esquerdas nos dias de swell favorável.
A PG funciona bem com ondulações de sul, de sudeste e de leste, mudando apenas os picos onde aparecem as melhores séries. No swell de sul, o ideal é se posicionar para as esquerdas do Baguari, no swell de leste, o meio da praia funciona melhor. Mas na maioria das vezes sobra ondas nos picos secundários.
Os ventos de sul, leste e intermediários superiores a 6kts deixam o mar bastante mexido. Porém ainda é possível encontrar algumas ondas na série. Com ventos superiores a 12kts já não funciona mais. Os ventos são mais comuns no inverno, à tarde.
Depende do nível de surf que você procura. A Praia Grande é muito constante, tanto no verão, quanto no inverno haverá ótimas ondas quase sempre. As maiores ondulações acontecem no inverno, chegando a 2m. No verão, a água é quente e as ondas menores, mas com boa formação e uma constância invejável. É raro ter mais de três dias seguidos flats em Ubatuba, sempre tem aquele meio metrinho para destravar o esqueleto.
A temperatura da água é quente no verão, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.
Apesar de ser uma praia muito apreciada pelos locais, o localismo não é um problema na Praia Grande. Há espaço para todos, iniciantes, intermediários e avançados. Nos dias clássicos, há visivelmente os grupos de locais que se posicionam nos lugares mais estratégicos, mas com respeito, leitura e um pouco de sorte é possível encontrar ainda algumas da série para fazer a cabeça.
O crowd é grande principalmente nos finais de semana e nos dias clássicos. Nos dias menores, há muitos longboarders e alunos iniciantes. Nos dias maiores, os locais mais radicais dominam a cena em pequenos grupos nos diferentes picos.
Mesmo durante a semana, cair no mar muito cedo (6h/7h) é certeza de já encontrar muitas pessoas na água. O crowd começa a diminuir à partir das 11h da manhã, com as pessoas saindo para o almoço e trabalho. O turno da tarde é sempre mais vazio.