aulas
Professor Lucas Santos
Surfista profissional, bi campeão paulista de surf e campeão …
Toninhas é a praia mais ao sul no centro de Ubatuba onde há ondas. Possui vários picos distribuídos pela praia, que funcionam muito bem nas ondulações de leste. Há ondas cheias e também cavadas, dependendo do posicionamento no mar. É uma praia democrática na maioria dos dias, surfistas iniciantes podem se posicionar nos picos onde a ondulação entra com menos intensidade.
CARACTERÍSTICAS:
A qualidade das ondas não é demasiadamente afetada pela maré. A melhor época para surfar nas Toninhas é no inverno, e mesmo nos melhores dias o crowd é moderado, sobrando várias valas com poucos surfistas.
Na Toninhas há várias valas por toda a praia, principalmente quando o swell entra de leste. É possível entrar pelo canal ao sul da Associação dos Funcionários Públicos (AFPESP), e ir remando para a esquerda, onde rolam boas ondas, geralmente cheias no outside e que, ao chegarem no inside ganham velocidade e ficam bem cavadas, gerando até alguns pequenos tubos.
Os iniciantes geralmente se posicionam mais a direita da praia, onde as ondas são menores e mais cheias. Nos dias maiores, entre a Associação e o canto esquerdo o nível de surf é mais avançado, com vários surfistas da região pegando ondas rápidas de muitas manobras e tubos muito poderosos.
A Toninhas funciona bem com ondulações de leste. O swell de sul, passa por fora e gera poucas ondas decentes, mas no swell de sudeste é possível encontrar algo dependendo da condição, principamente entre o meio e o canto esquerdo da praia.
Os ventos de sul entram como um terral cruzado, mas capazes de balançar o mar dependendo da velocidade. Vento leste é maral, e quando superiores a 6kts deixam o mar bastante mexido. Os ventos são mais comuns no inverno à tarde.
O inverno é a temporada mais indicada se você procura as melhores formações, com ondas pesadas e constância mais elevada.
A temperatura da água é quente no verão, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.
Apesar de ser uma praia muito apreciada pelos locais, o localismo não é um problema na Toninhas. Há muitas valas, com espaço para todos, iniciantes, intermediários e avançados. Nos dias clássicos, os locais encontram ondas com mais facilidade, já que o posicionamento é bem importante nessa praia.
O crowd é grande principalmente quando a Toninhas está com boas condições e a Praia Grande, que fica ao lado, está muito balançada ou quebrando muito lá fora, a famosa remadeira. Nos demais dias o crowd é moderado e você sempre pode encontrar valas com poucos surfistas ao longo da praia.