aulas
Professor Geovane Ferreira
Surfista profissional há 20 anos, surfando nas melhores praias do …
No coração de Ubatuba, temos uma das ondas mais radicais da cidade. A Vermelha do Centro, ou Vermelhinha, possui direitas e esquerdas triangulares, cavadas e velozes, com espaço para tubos e manobras verticais. Essa praia de tombo é uma das preferidas de muitos por aqui e serve como ponto de encontro da galera do surf local.
Não é aconselhada para iniciantes, já que o tamanho das ondas, o drop cavado e a leitura complicada dos triângulos são dificuldades que necessitam um pouco mais de experiência para serem vencidas. Além disso, um backwash constante, uma bancada rasa e um forte quebra-coco adicionam mais adrenalina na receita e tornam essa uma das ondas mais complexas e desafiadoras de Ubatuba.
CARACTERÍSTICAS:
Além do surf, a Vermelhinha, ou VDC, tem uma beleza natural muito charmosa, com areia branca, belas costeiras rochosas e árvores por toda beira da praia, que são um bom refúgio do sol para quem passa o dia por ali. Também é um ambiente muito preservado, e por isso há poucas opções de quiosques, apenas algumas barracas rústicas que funcionam durante a temporada e um restaurante no canto direito que oferece refeições e bebidas.
O acesso é feito por área urbana, pelo bairro do Tenório, ao sul do centro de Ubatuba. Há duas maneiras de se chegar na praia: em dias de trânsito normal, é preferível seguir aproximadamente 1km à esquerda da entrada do condomínio do Tenório. Em dias de trânsito intenso, há a opção de acesso pelas curvas sinuosas e íngremes do Morro da Ponta Grossa.
O estacionamento em frente a praia é público, mas assim como em praticamente todos os estacionamentos públicos em Ubatuba, é necessário comprar um ticket da Zona Azul com os fiscais da região para poder estacionar por ali.
A maré seca permite que as ondas encaixem melhor na bancada. Com uma boa ondulação de sudeste e um terral de noroeste, a condição do mar fica incrível, principalmente para as direitas triangulares do canto direito da praia.
O canto esquerdo, conhecido como Saco das Bananas ou apenas como Saquinho, tem uma das ondas mais famosas de Ubatuba, uma esquerda poderosa, que passa lambendo a pedra rente ao canal e dá espaço para manobras fortes e verticais. O swell ideal para um dia clássico no Saquinho é o leste, e o canal pode ser muito útil para ajudar a varar a arrebentação pesada.
O meio da praia e vários outros picos secundários também funcionam muito bem, algumas vezes melhor do que as pontas, dependendo da bancada e também do crowd que frequentemente se concentra nos cantos da praia.
As melhores condições para o surf na VDC ocorrem quanto há um swell de sudeste combinado com um terral de noroeste.
A melhor época do ano para surfar na vermelhinha é geralmente o outono, com ondas consistentes, temperatura da água agradável e boa formação, especialmente entre o final do mês de fevereiro e meados do mês de abril.
A temperatura da água é quente/morna durante o verão e outono, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.
As características dessa onda tornam a Vermelhinha uma praia muito utilizada por profissionais da região e locais experientes para treinos, incluindo baterias entre surfistas. Some isso ao fato desse ser um pico mais preservado, sem muitos quiosques, e pouco frequentado por banhistas, fazendo com que o crowd não seja tão intenso nos dias em que a cidade está lotada e o surf em outros picos, impraticável.
Por essas e outras razões, essa praia é a preferida de muitos locais e é comum que eles encontrem as melhores ondas nos cantos quando uma condição favorável acontece. E aí vale aquela velha e conhecida dica, chegar com respeito, pegar as que sobram, não marcar as melhores da série, etc.
Uma boa ideia é pegar onda nos picos secundários, mais para o meio da praia, onde geralmente ainda é possível se encontrar bons triângulos e fazer a cabeça sem se incomodar com o crowd ou interferir no treino da galera.
Geralmente o crowd não é muito grande, principalmente pela dificuldade da onda, que já seleciona surfistas com certa experiência. Porém, é uma praia próxima da cidade, de fácil acesso e conhecida pela constância. Assim, em feriados e finais de semana ou quando há uma boa condição, os cantos ficam repletos de surfistas da região, e é muito difícil encontrar “a boa” no meio de tanta gente acostumada a pegar aquelas ondas.
Vale a dica de buscar uma onda mais ao meio da praia, que não é tão privilegiado, mas ainda funciona muito bem.