aulas
Professor Geovane Ferreira
Surfista profissional há 20 anos, surfando nas melhores praias do …
A Praia Vermelha do Norte é um dos melhores picos de surf de Ubatuba. Apesar de ser um pouco afastada do centro, é a primeira opção para muitos surfistas locais diariamente. É um pico beach break exposto relativamente constante com ondas fortes e tubulares. Funciona melhor no inverno, principalmente com ondulações de Leste.
A maioria das boas ondas são direitas, e com swell favorável sempre há condição de surf independentemente do nível da maré. As ondas são tubulares e potentes, quebrando em praticamente toda a extensão da praia.
Não é uma praia indicada para iniciantes, principalmente nos dias de maiores ondulações, nos quais a arrebentação fica muito complicada de se passar e as vacas e caldos são pesados.
CARACTERÍSTICAS:
Além do surf, a VDN é uma praia de beleza exuberante, sendo com certeza um dos lugares mais belos da região para se admirar o nascer do sol. Possui vários quiosques, que servem porções e refeições durante todo o ano. No canto direito da praia há um córrego que marca o início da pequena trilha da Praia Saco da Mãe Maria (300 metros). Já o canto esquerdo é bem mais vazio e pacato, há sombras de árvores, um pequeno córrego de água doce e pode ser um bom recanto para os que buscam um lugar mais tranquilo na praia.
A Praia Vermelha do Norte de Ubatuba está a pouco mais de 7 km do centro de Ubatuba, em direção a Paraty. É uma ótima opção para quem se está na Itamambuca ou no Perequê Açu.
O acesso é muito fácil, a praia fica à beira da rodovia Rio-Santos. Há um amplo estacionamento que é inclusive utilizado por motorhomes. A dica da temporada é chegar cedo, pois apesar de ser uma praia ampla, é muito popular e fica facilmente muito cheia.
As principais valas dessa praia são a direitinha no canto direito e a esquerdinha no meio, sendo a direita a onda mais famosa dessa praia. Vários locais arrepiam nessa onda e é difícil encontrar aquela boa da série nos dias em que toda galera resolve cair. Não importa o quão cedo você chegue nessa praia, sempre haverá alguém surfando.
Há aquelas ondas que sobram, e se posicionando bem, ora mais para o inside ora um pouco mais lá fora, é possível encontrar uma boa onda e conseguir fazer a cabeça, sempre respeitando a galera no pico.
As melhores ondas vão quebrar quando a ondulações estiverem sob influência de leste. O vento ideal é o de oeste moderado, que deixa as ondas com boa formação, segurando apenas um pouco as ondas cavadas para gerar os tão queridos tubos.
Na VDN há ondas durante todo o ano, o pico é bem constante mas a galera curte bastante o final do verão. Água quente, cor da água lembrando Caribe e muita consistência em ondas não tão grandes mas limpas, com aquela parede que pede aquela rasgada alucinante.
O inverno não fica para trás, o que muda radicalmente é a temperatura da água e a temporada de ondas maiores, com mais força, correnteza e maior dificuldade para varar a arrebentação. Mas é aí que quem gosta daqueles tubos pesados entra em cena e se amarra em uma queda pra lembrar durante toda a semana.
A temperatura da água é quente/morna durante o verão e outono, não há necessidade de roupas de borracha. No inverno, entretanto, nos dias mais frios um neoprene 2.2 já é mais do que suficiente. O mesmo serve para parafinas, usa-se as de água quente no verão, e as de água morna ou fria no inverno.
O tipo da onda na VDN faz dessa praia um local muito utilizado por profissionais da região e locais experiêntes para treinos diários. Então sempre há aqueles dias em que os locais estão a procura da boa, em grupos nas valas principais. Chegando com respeito, buscando primeiro aquelas que sobram, comprimentando a galera, você consegue seu espaço e vai poder procurar aquela boa também.
O crowd na VDN é famoso por ser pesado, muita gente procurando as melhores ondas faça chuva ou faça sol, em qualquer hora do dia e em qualquer dia do ano. Cair nesse mar nos dias em que está funcionando a máquina é um desafio de paciência, mas sempre dá pra encontrar aquela que vem com endereço no meio da multidão.
Vale ter o cuidado redobrado nos dias maiores, o caldo da VDN é pesado e surfar com muita gente por perto sempre oferece riscos adicionais. Fique atento na etiqueta do surf e cuide para que todos voltem felizes para casa.